Televendas: (19) 3936-9966

10 de novembro de 2010

Até o dia 27/12/2010, todos os serviços de saúde brasileiros (como hospitais, clínicas e consultórios) devem ter preparação alcoólica para a fricção antisséptica das mãos dos profissionais de saúde que lidam com o paciente.

Todos os pontos de assistência ao paciente, como, por exemplo, UTI, salas de triagem, ambulatórios, serviços de atendimento móvel e unidades de urgência e emergência, deverão ter a preparação à disposição dos profissionais, em local visível e de fácil acesso.

O produto deverá estar à beira dos leitos dos pacientes, para evitar que o profissional precise sair do local para higienizar as mãos. A medida consta da Resolução RDC 42, publicada, em 26/10/2010, no Diário Oficial da União.

Líquido ou gel?

Nas preparações alcoólicas em forma líquida, a concentração de álcool na fórmula poderá variar de 60% a 80%. Já nas formas gel, espuma e outras, a concentração mínima do álcool deve ser de 70%, com atividade bacteriana comprovada por testes de laboratório específicos.

Nas duas formas de apresentação, recomenda-se o uso de emolientes na fórmula, para evitar o ressecamento da pele.

No entanto, segundo a resolução, o uso de preparação alcoólica não é indicado quando as mãos tiverem sujidade visível. Nesse caso, é preciso fazer a higienização com água e sabonete antes de se utilizar o produto.

Os produtos industriais adquiridos no comércio devem ser registrados na Anvisa. Já os manipulados em farmácias devem seguir as exigências da Resolução RDC nº. 67/07, que dispõe sobre as Boas Práticas de Manipulação de Preparações Magistrais.

:: Confira a íntegra da resolução

Fonte: ANVISA (http://portal.anvisa.gov.br)

28 de abril de 2010

Cumprindo seu rigoroso trabalho de zelar pela saúde pública, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publicou, em 15 de setembro de 2004, a Resolução RDC nº 216, que dispõe sobre o regulamento técnico de boas práticas para serviços de alimentação.
Uma das orientações diz respeito à higienização pessoal dos funcionários das cozinhas profissionais e aos materiais adequados para praticar essa higienização. A norma exige o uso de papéis descartáveis não reciclados (produzidos com fibras 100% virgens) e a utilização de produtos anti-sépticos. A SS Silveira dispõe desses produtos e colabora para que seus clientes trabalhem dentro das leis nacionais e garantam a higiene total de seus estabelecimentos.

O não cumprimento das normas pode acarretar em multas e até na interdição do estabelecimento.

Confira:

4.1.13 As instalações sanitárias devem possuir lavatórios e estar supridas de produtos destinados à higiene pessoal tais como papel higiênico, sabonete líquido inodoro anti-séptico ou sabonete líquido inodoro e produto anti-séptico e toalhas de papel não reciclado ou outro sistema higiênico e seguro para secagem das mãos. Os coletores dos resíduos devem ser dotados de tampa e acionados sem contato manual.

4.1.14 Devem existir lavatórios exclusivos para a higiene das mãos na área de manipulação, em posições estratégicas em relação ao fluxo de preparo dos alimentos e em número suficiente de modo a atender toda a área de preparação. Os lavatórios devem possuir sabonete líquido inodoro anti-séptico ou sabonete líquido inodoro e produto anti-séptico, toalhas de papel não reciclado ou outro sistema higiênico e seguro de secagem das mãos e coletor de papel, acionado sem contato manual.

16 de abril de 2010

Está comprovado que usar o álcool gel para higienização das mãos é uma medida eficaz na prevenção da gripe A. De acordo com notícias divulgadas, o álcool gel é eficiente, mas não dispensa a água e o sabão. Confira algumas dicas importantes sobre o álcool gel, o sabonete liquido e o uso corretamente contra a gripe A (ou H1N1, ou gripe suína).

“O que os pais devem fazer? Devem orientar as crianças. Quando espirrar, espirrar aqui no braço, tossir aqui no braço. Tem que deixar as janelas abertas, as portas abertas, colocar álcool gel em cada sala de aula, essa é uma medida correta que a gente pode facilmente realizar”, sugere o infectologista Caio Rosenthal.

“Lavar a mão, de um lado, do outro, na frente das mãos, nas costas das mãos e prefira sempre sabonete líquido, pois depois da terceira, quarta vez que você lava a mão num sabonete de barra, está tudo contaminado”, explica o infectologista da USP, Esper Kallás.

“Deixa fazer espuma, porque a espuma faz suspensão destes vírus, destes germes, aí na hora que você lava a espuma leva junto”, explica Esper Kallás.

O mehor é utilizar o álcool gel (70%), ao invés do líquido 92,8 INPM vendido em mercados, pois ele contém hidratantes próprios para pele. A SS Silveira dispõe desses produtos para que seus clientes tenham uma maior proteção contra o vírus da gripe.

16 de abril de 2010

Higiexpo – Feira de Produtos e Serviços para Higiene, Limpeza e Conservação Ambiental, é a maior feira do mercado de Limpeza Profissional da América Latina.

A feira por estar consolidada, atrai profissionais qualificados de toda a cadeia, proporcionando geração de negócios de curto e longo prazo, atendendo assim, os objetivos daqueles que dela participam.

Esta não é apenas uma feira de negócios, mas uma vitrine de exposição que, a cada ano, vem adquirindo mais status, com a adesão e apoio significativo de diversas entidades e empresas, tendo números cada vez mais expressivos de visitante qualificados.

Associado: